Esta revista completa as cartas aos Coríntios. No volume 1, estudamos os capítulos 1 a 11 de 1Coríntios. Agora, estudaremos os capítulos 12 a 16 de 1Coríntios e os 13 capítulos de 2Coríntios.
1Coríntios 12-16. Ao tratar sobre os dons espirituais, o apóstolo Paulo não queria que a igreja de Corinto fosse “ignorante” (1Co 12.1), isto é, desejava que ela tivesse os conhecimentos necessários. Na verdade, o ensinamento de Paulo sobre tal assunto visava corrigir as distorções a respeito dos dons que já estavam dividindo a igreja: ênfase exagerada a certos dons, desejo de ter o dom de outros, orgulho e desprezo por alguns serviços na igreja, o que levou a uma falta de ordem e decência no culto (1Co 14.40). Entre os capítulos sobre dons e culto público, há o incomparável e insuperávelcapítulo sobre o amor (1Co 13), no qual o apóstolo coloca o ponto de equilíbrio e a verdadeira motivação na prática dos dons.
2Coríntios. É uma carta profundamente pessoal, em que o apóstolo abre o coração como em nem um outro de seus escritos. Os comentaristas dividem a carta em duas partes principais. Capítulos 1-9 – preparam o caminho para uma futura visita de Paulo, explicando os eventos que envolveram uma pessoa que tinha ofendido o apóstolo (2Co 2.5-11). Capítulos 10-13 – defendem a autoridade apostólica de Paulo desmascarando os falsos apóstolos que procuravam denegrir o seu ministério (2Co 11.12-15).
O Guia do Professor contém orientações didáticas com sugestões de recursos visuais, estratégias de participação, dinâmicas e aplicações práticas para a vida dos alunos. Elaborado para ajudar o professor no preparo e ministração das aulas, a fim de favorecer o ensino e a aprendizagem.
Esta revista completa as cartas aos Coríntios. No volume 1, estudamos os capítulos 1 a 11 de 1Coríntios. Agora, estudaremos os capítulos 12 a 16 de 1Coríntios e os 13 capítulos de 2Coríntios.
Lição 1 – Introdução aos dons espirituais
Ao estudar esta lição, você entenderá a importância de conhecer o que a Bíblia diz sobre os dons espirituais para o próprio amadurecimento e a edificação da igreja.
Lição 2 – Dons espirituais sem controvérsia
Ao estudar esta lição, você descobrirá qual é a verdadeira fonte e o significado dos dons espirituais descrito em 1Coríntios 12.
Lição 3 – Unidade e diversidade na prática dos dons
Ao estudar esta lição, você compreenderáque, na prática dos dons, sua igreja deve aprender que a unidade se realiza na diversidade.
Lição 4 – O caminho sobremodo excelente
Ao estudar esta lição, você se conscientizará da importância de não focalizar toda a atenção no que é temporal, parcial e menor, mas de estar atentoà grande virtude que faz a diferença – o amor
Lição 5 – Línguas, profecias e ordem no culto
Ao estudar esta lição, você vai refletir sobre a necessidade de ser diligente nouso dos dons espirituais, atentando para o seu principal propósito – a edificação da igreja, a fim de que os abusos cometidos na igreja de Corintosejam evitados.
Lição 6 – A ressurreição de Cristo e a nossa
Ao estudar esta lição, você terá fortalecida a convicção acerca da ressurreição de Cristo e da nossa, e será estimulado a viver produtivamente, enquanto aguarda a volta do Senhor.
Lição 7 – Uma igreja responsável
Ao estudar esta lição, você se conscientizará da importância de ser ativo e responsável na igreja, do compromisso de contribuir, de fazer a obra do Senhor do modo do Senhor, e de adotar os princípios para uma vida cristã poderosa.
Lição 8 – O ministério – consolo e restauração
Ao estudar esta lição, você vai avaliar,por meio do texto bíblico, o procedimento do apóstolo Paulo diante de algumas situações difíceis provocadas pela igreja de Corinto.
Lição 9 – Muito mais glorioso
Ao estudar esta lição, você será estimulado a continuar o seu ministério de “bom perfume de Cristo”, e a entenderas distinções existentes entre a antiga e a nova aliança, usufruindo da sobre-excelente glória da aliança estabelecida em Cristo.
Lição 10 – Um tesouro para levar e distribuir
Ao estudar esta lição, você será despertado para o valor precioso do “tesouro” que leva consigo;para a sua condição de vaso de barro, sujeito às aflições por amor a Cristo; e vai considerar o eterno peso da glória que lhe está reservada.
Lição 11 – O ministério e o ministro da reconciliação
Ao estudar esta lição, você terá consciência das motivações para entregar a vida ao serviço de Cristo; reconhecerá a grandeza do “ministério da reconciliação”; e atentará para algumas características que se esperam de um ministro.
Lição 12 – Pedido e exortação de quem ama
Ao estudar esta lição, você vai refletir sobre a maneira como a igreja deve tratar os seus líderes espirituais, e tomar atitudes para retribuir-lhes, de forma amorosa, o amor e a dedicação ao serviço do Senhor.
Lição 13 – O dever e o prazer de contribuir
Ao estudar esta lição, você será conscientizadosobre o dever e o prazer de contribuir, de acordo com as orientações bíblicas tiradas da experiência dos crentes primitivos sob a liderança do apóstolo Paulo.
Lição 14 – Ministério – uma guerra espiritual
Ao estudar esta lição, você será desafiado a ter atitudes espirituais, a usar as armas espirituais e a buscar ser reconhecido como tal de modo correto, a fim de ser sempre vitorioso na guerra espiritual característica do ministério.
Lição 15 – Obreiro incompreendido e provado
Ao estudar esta lição, você vai refletir sobre sua lealdade para com Deus, Cristo, o evangelho e a verdade, frente às declarações e posicionamento de falsos mestres; vaiconsiderar como deve o obreiro cristão reagir com referência à remuneração do ministério; e vai ficar atento quanto à questão davanglória do obreiro.
Lição 16 – O espinho que incomoda e graça que basta
Ao estudar esta lição, você vai entender como Deus permite o “espinho que incomoda” e ao mesmo tempo concede “a graça que basta”;vai ser estimulado a perseverar firme no serviço do Mestre e a não se importar com os ataques que, para frustrar os planosdivinos, o inimigo desfere contra os servos de Deus.
Lição 17 – Questões finais, saudação e bênção
Ao estudar esta lição, você será incentivado a encarar com seriedade a questão da aplicação da disciplina eclesiástica, que visa a restauração e a edificação do penitente;e vaientender que toda disciplina que a igreja aplica aos seus membros só surte real efeito quando exercida no poder do Senhor.
ISBN: 978-85-7668-437-4
Páginas: 120
Categoria: SÉRIE ADULTOS
Ano: 2017 2ª REIMPRESSÃO